Nesta quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou a PEC que determina o adiamento das eleições de 2020. Com isso, o pleito em Conceição, que acontece em turno único devido ao número de habitantes, será realizado no dia 15 de novembro.
No entanto, será preciso que o município se enquadre nas exigências sanitárias nacionais, ainda não estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Caso contrário, a eleição pode ser realizada até o dia 27 de dezembro, ainda em 2020.
Zé Fernando, Otacilinho e Padre Tarcizio disputaram o último pleito à Prefeitura em 2016 (Imagem: reprodução/G1) |
Prazos e datas
Pessoas que desejam se descompatibilizar, como funcionários públicos que exercem cargos de confiança (secretário municipal, assessores) terão até o dia 15 de agosto para se afastar, prazo prorrogado em vista desse adiamento.
Os partidos têm até 16 de setembro para realizar suas convenções e até o dia 26 para apresentar seus nomes em disputa ao Tribunal Regional Eleitoral. No dia 27 de setembro começa oficialmente a campanha eleitoral, com direito a propagandas.
Regularização do título de eleitor
A PEC não altera o prazo de regularização do título de eleitor, finalizado em 6 de maio. Não é possível emitir, transferir ou alterar o seu título. Não é permitido fazer alterações nos títulos seis meses antes das eleições.
Eleição passada
Ainda não há pré-candidatos oficiais à Prefeitura em 2020, mas alguns cidadãos já manifestaram seu desejo de se candidatar à vereança publicamente.
Nas últimas eleições, Conceição assistiu a uma disputa acirrada pela Prefeitura, com o ex-prefeito do município de 2000 a 2006 Zé Fernando (MDB) vencendo o estreante Otacilinho (PSB) por apenas 348 votos de diferença, 3% dos votos.
Zé Ferando teve 46,33% dos votos válidos, Otacilinho 43,33% e em terceiro lugar ficou Padre Tarcízio com 10,34%.
Comentários
Postar um comentário