Profissional relata descaso e até processo seletivo durante a pandemia em Conceição

O CMD Online recebeu contato de uma fonte neste sábado (04), incomodada com a forma como parte da população conceicionense tem encarado a pandemia de Covid-19. A profissional atua na linha de frente do combate à pandemia em Conceição e pediu para que sua identidade fosse mantida em sigilo.

A preocupação é justificável, os números dispararam nos últimos dias e Conceição já está na sua pior semana desde o início dos registros. No dia 30 de junho, registramos o recorde de infecções diárias, um total de 17, repetidos dois dias depois, no dia 2 de julho.


Normas descumpridas

O descaso da população é apontado por muitos: pessoas sem máscaras, bares e restaurantes funcionando de forma clandestina, festas e aglomerações. Mas há casos ainda piores, segundo relatos da profissional. "Tem muita gente que fez o teste, deveria estar em confinamento e está andando pela cidade sem máscara", declara. 

Além de ser uma grande falta de consciência com o próximo, tal atitude é proibida, já que o uso de máscaras em espaços públicos e comércios é obrigatório desde 15 de maio de 2020, segundo o Decreto Municipal Nº 046/2020.

Viagens

Segundo a profissional, viagens vêm sendo constantes para moradores e trabalhadores do município. "Um funcionário da empresa A*, mesmo com todas as medidas que existem aqui, me disse que iria em Itabira buscar a mulher dele". A cidade de Itabira tem 754 casos confirmados.

As viagens não são proibidas, mas as pessoas que retornarem à cidade precisam, por lei, cumprir sete dias de isolamento. "Muitas pessoas estão achando que é brincadeira. Ninguém pode impedir o direito de ir e vir, mas cada um precisa saber o seu lugar", diz a profissional.

Processo seletivo em plena pandemia

A profissional também faz um alerta importante sobre algo completamente destoante do momento: processos seletivos abertos na cidade. Mesmo com as restrições e barreiras sanitárias impostas pelo município, há empresas ofertando vagas, inclusive para profissionais de outras cidades.

"Tem gente que é de fora, veio para Conceição, fez exame, voltou para sua cidade e está voltando de novo, principalmente da empresa B*", conta a profissional. O relato está em consonância com a informação da Prefeitura de Conceição, em 26 de maio, quando a Secretaria Estadual de Saúde registrou um caso na cidade, negado pelo município.

Segundo a Prefeitura, tratava-se de uma pessoa que reside em Belo Horizonte e estava em processo de contratação por uma empresa privada e no dia 22 de maio, ao realizar exame pré-admissional em Conceição, testou positivo para Covid-19.

"São pessoas de várias cidades que vêm até Conceição para assinar carteira, fazer treinamento e entregar documentos para trabalhar aqui", conta a profissional que diz ter constatado até a presença de um candidato da região do Vale do Aço.

*Nomes fictícios

Comentários