Novo informe epidemiológico tem "sumiço" de óbito, menos informações e retirada de declarações sobre "empresas privadas"
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro anunciou nesta terça-feira (30) um novo modelo de informe epidemiológico sobre a pandemia do novo coronavírus. Em um vídeo com a secretária de saúde, a instituição informou que novas informações seriam passadas.
No entanto, no novo modelo adotado pela Prefeitura, há menos informações e só um dado adicional: o número de recuperados. Foram retiradas informações como testes e óbitos descartados, além de pacientes em quarentena. Uma lista de oito itens informativos foi reduzida pela metade, quatro.
Novo informe da Prefeitura de Conceição foi divulgado nesta terça-feira (30) (Imagem: reprodução/Prefeitura de CMD) |
Óbito apagado
A Prefeitura também retirou da lista o único óbito que constava no município e esteve presente do dia 09 ao dia 29 de junho. A Prefeitura não justificou a retirada do dado do informe epidemiológico, que funciona como um documento informativo à população.
No entanto, em 09 de junho, data do óbito, a Prefeitura havia informado que tratava-se de uma paciente de Alvorada de Minas, mas "como o falecimento aconteceu em Conceição, a Prefeitura realizou o registro no boletim local", segunda nota divulgada pela própria Prefeitura.
Até esta segunda-feira (29), informe da Prefeitura apontava um óbito (Imagem: reprodução/Prefeitura de CMD) |
Fim das declarações
Realizamos ontem (29) uma postagem sobre o número de pacientes relacionados ao que a própria Prefeitura determinou como "empresas privadas". No entanto, não será possível que continuemos a acompanhar esses números.
Segundo a Prefeitura, "As informações constarão na imagem e não haverá mais notas textuais explicativas acompanhando a arte. Vale lembrar que a mudança cumpre as determinações do órgão de vigilância em saúde do estado".
A retirada de informações como a de "Descartados - pacientes que testaram negativo para o Covid-19" também torna impossível a criação de uma estimativa de porcentagem de contaminados, como nos gráficos citados pelo vereador Rômulo Boy (SD) em reunião desta segunda.
Com dados do dia 26 de junho, gráfico apontava maior percentual de testes positivos em Conceição do que em Lagoa Santa e Pedro Leopoldo (Imagem: reprodução/Gustavo Aguiar) |
Expectativa da população
O que muitas pessoas têm pedido nas redes sociais é que a Prefeitura adote um sistema parecido com cidades vizinhas, como Serro e Diamantina. Os modelos detalham informações sobre confirmações, investigação, notificações, óbitos e até mesmo pacientes de outras cidades. Confira abaixo:
Foto: reprodução / Prefeitura de Diamantina |
Foto: reprodução / Prefeitura de Serro |
O informativo que foi publicado na data de hoje 30-06-2020 às 18:00, está pior que os anteriores.
ResponderExcluirEnviei uma mensagem para a Secretária de Saúde, falando sobre o Boletim atual e espero junto com a população mais clareza e informações positivas.