Os vereadores de Conceição do Mato Dentro se reuniram nesta segunda-feira (29) para uma reunião ordinária na Câmara Municipal, com a presença dos 11 parlamentares. Entre indicações e projetos de lei apresentados, um tema se destacou: saúde, mais especificamente a pandemia de Covid-19.
Neste sentido, os vereadores João Marcos (PSL) e Rômulo Boy (SD) apresentaram posicionamentos bem diferentes e praticamente opostos.
Rômulo Boy e João Marcos discordaram com veemência sobre atual momento da saúde em Conceição do Mato Dentro (Foto: reprodução/Câmara de Vereadores) |
João Marcos citou o desempenho de Conceição contra a Covid como um exemplo estadual. "Somos hoje referência para Minas Gerais, pois somos a cidade que está antecipando essa curva, como o presidente (da Câmara, Claudinho Ziriguidum, da Rede) disse agora há pouco, pois estamos fazendo os exames, estamos sendo copiados até mesmo pelas grandes cidades", afirmou o vereador.
João Marcos também fez um questionamento sobre o número de respiradores da cidade de Lagoa Santa e de respiradores e leitos de UTI na cidade de Diamantina, que, segundo o parlamentar, são menores do que os de Conceição. E foi além, citou ainda uma comparação com Belo Horizonte. "Nós estamos testando, arrisco-me a dizer, até mais que a capital de Minas Gerais. Nós queremos antecipar a curva da Covid-19 e nossos protocolos estão sendo copiados. Nós estamos tomando todos os cuidados, não adianta apontar culpados", disse o vereador.
O atendimento ao público também foi citado pelo vereador. "Desafogamos a policlínica. O que seria da policlínica hoje se não tivéssemos o hospital de campanha? Ninguém fala. Quando a coisa está funcionando ninguém fala", disse João Marcos.
João Marcos afirmou que desempenho de Conceição no enfrentamento à Covid-19 é referência estadual (Foto: reprodução) |
Após o pronunciamento de João Marcos e uma fala breve do vereador Cláudio Zoião (PSC), Rômulo Boy rebateu as afirmações do vereador, iniciando sua fala citando "uma aula de politicagem".
Boy, como é conhecido, trouxe para o debate apontamentos feitos pela população. "Vários questionamentos foram feitos por moradores em redes sociais e imediatamente a Secretaria de Saúde mudou o boletim porque não estava sendo transparente. Há uns 3 dias atrás, um amigo fez um gráfico, que ficou perfeito e eu acho que deveria ter sido feito também pela Secretaria (de Saúde), explicando o avanço da doença em Conceição do Mato Dentro", afirmou o vereador do Solidariedade.
Rômulo voltou o direcionamento à fala do colega de parlamento. "O vereador João Marcos fez alguns apontamentos defendendo a administração, então eu gostaria de perguntar a você: quantos respiradores nós temos em Conceição do Mato Dentro? Porque há cerca de um mês atrás, eu participei de uma reunião com a secretária de saúde e com o vereador Tité (PR) que naquela data tinha 9 respiradores em Conceição do Mato Dentro", questionou o verador.
Boy também criticou a alegação do colega sobre o desafogamento da unidade de pronto atendimento municipal, a policlínica. "Desafogou a policlínica? Então você vai me desculpar, infelizmente alguns médicos que estão lá, estão dormindo. Porque uma pessoa chegar em um lugar que não tem ninguém e esperar 7 horas infelizmente é porque está acontecendo alguma coisa. Cabe a nós vereadores investigarmos".
Rômulo Boy se mostrou insatisfeito com algumas atitudes, apresentando questionamentos da população como sua base (Foto: reprodução) |
O vereador encerrou falando sobre o hospital de campanha montado no hotel Atis que, segundo Boy, custou R$ 450 mil aos cofres públicos. "Hospital de campanha? Graças a Deus. Até porque quando ele chegou em Conceição, a gente não tinha nenhum caso confirmado. Agora, você pagar 450 mil em um hospital de campanha, sendo que você tem o posto da Saudade 7 anos abandonado? Será que tinha necessidade de gastar esse dinheiro em um hospital de campanha?", pontuou.
A reunião completa pode ser assistida no Facebook da Câmara de Vereadores, clicando neste link.
Estamos cansado de politicagem toda véspera de eleição as mesmas coisas! 4 anos e não fez nada... nada.
ResponderExcluirKkkkkk...so pode ser mal hálito.kkkkk.vereador nada faz, a não legilar e fiscslizar o executivo etc...larga de disso ooooo
ResponderExcluirConcordo com o vereador Boy; pelo número de internações; e atendimentos; este hospital de campanha é totalmente desnecessário.
ResponderExcluirCMD pode fazer um protocolo de atendimento muito mais barato.