1 a cada 3 eleitores conceicionenses não votou para prefeito

 A eleição para prefeito de Conceição do Mato Dentro em 2020 chamou a atenção para números inéditos da cidade. O principal deles foi a votação de José Fernando (MDB) com 10.128 votos, um total de 88% dos votos válidos.

Mas esse percentual esconde outros números curiosos: o desinteresse da população pela votação neste pleito.

(Foto: Agência Brasil)



1/4 da população não quis votar 

E é isso mesmo: mais de 25% dos eleitores de Conceição, um total de 4285 pessoas, não foram às urnas no domingo passado.

Essa grande ausência pode representar dois fatores: o desinteresse da população em todos os candidatos e a preocupação com as medidas sanitárias devido à pandemia de Covid-19.

Brancos e nulos foram 8%

Outro dado curioso é que o número de votos brancos foi baixo, 385, representando pouco mais de 2% do eleitorado. Já o número de votos anulados foi maior: 1002, quase 6% dos conceicionenses.

Somando abstenções (faltas), brancos e nulos o número arredondado é 33%.

E quanto cada candidato teve?

Ainda em percentuais, precisamos esquecer aqui o 89 x 11 de Zé Fernando e Thiago Leão (Cidadania) - esse placar corresponde a votos válidos, em que os eleitores escolheram alguém.

Considerando os 17088 eleitores aptos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, Zé Fernando teve 59% dos votos totais, enquanto Thiago Leão levou cerca de 8%.

Assim, 67% da população votou para prefeito e 33% preferiu passar dessa vez.

Comentários